Carregando Post...

Cinco vantagens de morar no interior de São Paulo

Em outros textos, já mostramos que a cada ano que passa, um número maior de pessoas tem deixado a Capital para morar no interior paulista. Inclusive, isto tem provocado um boom imobiliário em várias regiões mais afastadas da Região Metropolitana de São Paulo, além de gerar empregos em municípios menores com o surgimento de polos industriais no Estado.

 

Apesar destas alterações, ainda há aqueles que resistem à ideia de morar em uma cidade pequena, muitas vezes com medo de uma mudança brusca no estilo de vida. A estas pessoas, a Paraíso Empreendimentos lista alguns aspectos que mostram o quanto pode ser vantajoso se mudar para o interior.

 

Locomoção

Na Capital, é comum as pessoas falarem que um trajeto pode ser feito em tantos minutos, se não houver trânsito. Os paulistanos não calculam o tempo de um local a outro pela distância, mas, sim, pelo congestionamento. Em cidades menores, como São Manuel, não há este tipo de problema. Mesmo que você tenha que atravessar a cidade, tudo acaba ficando "perto".

 

Saúde

Justamente pelo tamanho e por não ter um trânsito caótico, caminhar ou andar de bicicleta em municípios interioranos é bem mais seguro e este fator, querendo ou não, acaba incentivando um estilo de vida mais saudável entre os habitantes destas cidades. Agora, se você, por exemplo, mora na zona leste da Capital e trabalha no extremo sul, experimente ir de bicicleta para o serviço. É bem complicado, não é?  Sem falar na qualidade do ar, no estresse, na correria, entre outras coisas que atrapalham a saúde do paulistano.

 

Custo de vida

Segundo o site custodevida.com.br, especializado no assunto, morar em São Paulo custa 70, 5% a mais do que viver em Rio Claro, por exemplo. Mais uma vez, a locomoção surge como uma das principais vilãs, pois ela aumenta - e muito - os gastos dos paulistanos em relação às pessoas que moram no interior. Além dos custos com o trajeto, a alimentação na Capital também acaba ficando mais cara, mesmo que a concorrência em São Paulo seja maior e isto jogue os preços para baixo. Afinal, quem vive na Região Metropolitana dificilmente consegue comer em casa, algo que é natural em municípios menores. E vários trabalhadores dos grandes centros, por "n" motivos, também não têm a opção de levar a tradicional marmita ao serviço.

 

Segurança

Não é novidade para ninguém que a Região Metropolitana de São Paulo é um dos locais mais violentos do Brasil.  Em contrapartida, de acordo com o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, a cidade de Vinhedo, no interior paulista, é a que possui o melhor índice de segurança do País.

 

Além disto, o município de Torre de Pedra, localizado na região de Itapetininga e com apenas 2, 5 mil habitantes, registrou apenas um único crime, de lesão corporal, em quatro meses de 2019, segundo a Secretaria de Segurança Pública. No ano passado, a cidade teve somente dois furtos e não há homicídios há uma década no local.

 

Lazer

Por fim, pegando como exemplo a própria região de São Manuel, que possui a famosa Represa de Jurumirim, o interior paulista está repleto de represas e rios, que se transformam em "prainhas" para a alegria de moradores locais e turistas que adoram se banhar em águas calmas, limpas e sem a muvuca do litoral.  Além disto, estas prainhas também são ótimas para a prática de esportes aquáticos.

 

Motivos não faltam para viver no interior de São Paulo. Caso esteja convencido depois de ler este texto, conte com a consultoria da Paraíso Empreendimentos, que há 40 anos trabalha para ajudar famílias que possuem este sonho de uma vida mais tranquila, longe do caos da Capital!

Comentários

Deixe um Comentário