Carregando Post...

São Manuel: 6 motivos por que está todo mundo indo morar lá

A cidade de São Manuel está cavando seu lugar na lista das mais célebres do interior de São Paulo. Muita gente nem encontra explicações porque os municípios de Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba e Piracicaba, por exemplo, já têm nome tão popular no Brasil todo. Pois São Manuel está trilhando o mesmo caminho e todo mundo anda querendo morar lá.


Os motivos para isso estar acontecendo são diversos e bem convincentes. Sem aprofundar no assunto (ainda), quem visita a cidade encontra aquele típico ar e tranquilidade interioranos. Mas é bom que se diga que ela vai muito além disso, com fatores significativos que colaboram com a tão desejada qualidade de vida.


São Manuel é uma das cidades mais antigas e históricas do estado de São Paulo. Sua fundação data de 1870. Como você vai ver abaixo, o município foi capaz de preservar o valor da sua história, mas, ao mesmo tempo, acompanhar o avanço em áreas de educação e ambiental. Tornando-se destino ideal para muita gente.


Onde fica e como chegar?


Olhando no mapa do estado de São Paulo de uma visão bem ampla, é possível ver próximo a São Manuel os nomes de Bauru, Jaú e Botucatu - este mais próximo. Confira abaixo as informações encontradas no próprio site da prefeitura:


Distância da Capital São Paulo: 259 quilômetros pelas Rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco


Limites Municipais: ao Norte: Igaraçu do Tietê, Macatuba, Mineiros do Tietê e Dois Córregos; ao Leste: Botucatu; ao Sul: Pratânia; a Oeste: Areiópolis


De acordo o portal Pólo Turístico Cuesta, responsável por disseminar atrações de São Manuel, tanto de ônibus quanto de carro, a rota que parte da capital paulista é a seguinte:


  1. SP 191

  2. SP 251

  3. SP 255 e SP 300



Número de habitantes


A exemplo de outras cidades do interior, São Manuel não sofre com uma densidade demográfica insustentável. Isto é, por ter um número de habitantes relativamente baixo, os problemas que as grandes cidades enfrentam diariamente não são vistos por lá.


Segundo dados colhidos e divulgados pelo IBGE, a população estimada em 2018 foi de 40.781. No estudo anterior a esse, de 2010, o número era de 38.342. O crescimento pouco significativo mostra abertura para a chegada de novos moradores, mas de forma bem controlada e organizada. Especialmente pessoas engajadas com indústria, serviços, comércio e agricultura, que são as principais atividades econômicas do município, de acordo com a prefeitura.


Por que está todo mundo indo morar em São Manuel?


Embora não apontados explicitamente, até aqui você já conheceu alguns dos motivos que explicam essa procura. A localização, o número de habitantes e até mesmo o modo como os munícipes fazem girar a economia.


Os fatores indiscutivelmente positivos englobam outras áreas de interesse. Como o desenvolvimento sanitário, o turismo e até mesmo a temperatura. Por que não?


Confira abaixo e entenda por que São Manuel se tornou um ótimo destino para morar no interior paulista:


1 - Esgotamento sanitário adequado


Nas grandes cidades, sobretudo na região central, o fator desenvolvimento sanitário nem é levado em consideração. Afinal, o pensamento é de que isso é algo obrigatório e que sempre teremos à disposição.


A realidade do país, contudo, mostra um cenário bem diferente. Boa parte da população não tem acesso à tratamento sanitário de qualidade. Algo que, felizmente, não acontece em São Manuel.


Segundo o IBGE, a cidade “apresenta 98% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 89.1% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 15.9% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio)”.






2 - Taxa de escolaridade elevada


São Manuel também tem números exemplares no setor de educação. A situação atual do Brasil, de modo geral, é preocupante. Sim, as pessoas estão adentrando às universidades com mais facilidade, porém, a pergunta que fica é: e o ensino básico?


Diante de números preocupantes na fase mais importante do ensino (o começo), São Manuel vai na contramão do país mostrando dados dignos de comemoração. Por exemplo: em seu último estudo, o IBGE mostrou uma taxa de escolarização de 97,3% entre as crianças de 6 a 14 anos.


3 - Temperatura agradável no ano


Quem já passou alguns dias em qualquer cidade do interior de São Paulo seguramente já enfrentou temperaturas na casa dos 40º C. No verão, o calor chega a beirar o insuportável.


Já São Manuel parece não sofrer desse mal. Pelo menos não como outras cidades famosas pelas altas temperaturas. De acordo com a prefeitura, o clima está mais para o frio do que qualquer outra coisa.


A média é de 21º C, chegando a 10,4º C no inverno e 28,6º C no verão.


4 - Pensamento sustentável


Outro fator considerado comum para muitos, mas que vale o apontamento é a realização de coleta seletiva do lixo. Como acontece nas demais cidades, o recolhimento do lixo residencial é feito por regiões, cada uma em um dia diferente. Porém, além disso, há a separação de dias por tipo de lixo, fazendo a separação entre secos e orgânicos.


São Manuel também apresenta um nível elevado de arborização. O IBGE mostrou que a taxa chegou a 89,1 % em 2010. O que explica o porquê de a temperatura ser mais agradável do que as demais cidades do interior.


5 - Circuito religioso


O turismo religioso é um dos principais atrativos da cidade. A atividade é impulsionada pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, mas também há outros pontos de parada obrigatória.


O município ainda abriga a Igreja de São Benedito, a Matriz e ainda a Matriz de Nossa Senhora Consolata.





6 - Calendário de atividades


O turismo religioso acaba por abastecer ainda mais o calendário cultural de eventos de São Manuel. Anualmente, os moradores participam de diversas atividades, de cunho gastronômico, esportivo, artístico, de lazer e educacional.


Há programações para todas as idades, sejam moradores ou turistas. Muitas delas acontecem sem a cobranças de taxa ou ingresso. Clique aqui e confira a programação completa para 2019.






1 Comentários

  • ...
    ANTÔNIO C CAMARGO
    12/03/2020

    gostei dos comentários moro em fatima do sul perto de Dourados e perto da faculdade federal os estudante de Fátima vão de fretado gostaria de trocar minha casa em Fátima do sul MS por uma em São Manuel valor da minha casa 230 duzentos e trinta mil reais quem interesa 67/ 998620471

Deixe um Comentário